Arcadecraft: o simulador de Loja de Fliperamas


No melhor estilo The Sims, este é um jogo de estratégia em tempo real, onde você constrói e administra sua própria casa de fliperamas. Apenas para PC e Xbox Live.

Você começa em Janeiro de 1980 e tem a tarefa de tentar manter a empresa por, pelo menos, 10 anos. Para completar sua missão, vai precisar investir com inteligência nas máquinas, sabendo em quais títulos gastar e qual o local mais adequado para uma boa recepção do público.

A partir daí, as próprias máquinas farão (ou não) com que sua empresa seja autossuficiente. Quanto mais fichas vender, mais compras poderá fazer.

Os fliperamas em Arcadecraft são separados por categorias. Suas combinações dão uma indicação da popularidade e possível capacidade de renda.

As categorias são: Controles (joystick, volante, pistola), Jogadores (um, dois ou dois simultaneamente), Tipo (sprites, vetores, Laserdiscs ou polígonos), Cabines (em pé, mesa ou sentado), Gêneros (tiro, plataforma, esporte, corrida, quebra-cabeça e labirinto).

Mais de 100 máquinas fictícias estão disponíveis para compra. Infelizmente você não pode jogá-las, tendo em vista que o foco do jogo é a administração e a manutenção de uma loja do ramo.

Depois que você compra um local para sua empresa, tudo se comporta como na vida real. As máquinas vão ganhando popularidade, atingem seu auge, e caem no esquecimento. Muitas precisarão passar por manutenções preventivas ou, caso quebrem, por consertos.

O jogador precisa esvaziar as caixas de moedas para que continuem dando lucro. O valor cobrado em cada ficha pode ser definido conforme a necessidade. Além disso, pode alterar o nível de dificuldade dos jogos, mesmo sob o risco de prejudicar sua reputação no mercado.

O local e o tipo de cabine determina quantos jogos você vai disponibilizar ao público, mas normalmente tem capacidade para aproximadamente 30 máquinas. Todas podem ser rotacionadas para um melhor aproveitamento do espaço.

Se achar interessante, pode colocar fliperamas repetidos e incrementar a visibilidade com jogos importados, Jukebox e máquinas de refrigerante.

O Jukebox é um recurso interessante para entreter os visitantes de seu estabelecimento executando músicas disponíveis no HD do computador ou do Xbox.

O jogo acontece de 1980 a 1990. Você pode ver o sol se movendo, luzes entrando pela janela e sombras realistas. Cada dois minutos reais equivale a um mês no jogo. Ou seja, para completar os 10 anos como empresário, vai gastar, pelo menos, 4 horas de jogatina.

Durante todo este período, muitas propostas aparecerão. Cabe a você aceitá-las ou não. Eventos reais serão simulados no jogo, incluindo falta de luz, invasão dos consoles caseiros e o crash de 1984.

A customização vai além das máquinas, permitindo colorir pilares, paredes, mesas, chão e instalação de neon.

A popularidade e sucesso de seu estabelecimento depende de vários fatores. É aconselhado manter uma boa variedade de estilos, máquinas sempre bem conservadas e jogos atualizados.

Além de usuários fictícios, seus amigos da Xbox Live aparecerão como clientes.

A produtora Firebase Industries promete atualizações quase intermináveis ao jogo, incluindo locais diferentes, fliperamas novos, maior personalização e inclusão de outras eras, como de 1990 a 1995 e de 1995 a 2000.

O jogo estava previsto para Outubro de 2012. Aparentemente está dando mais trabalho do que imaginavam, e ainda segue em produção.

Dá para entender a demora, o projeto é audacioso e está na mão de apenas duas pessoas (sócios fundadores da Firebase Industries).

Segundo a própria empresa, para que Arcadecraft se torne uma realidade, é necessário que as pessoas ajudem financeiramente, e o melhor jeito de fazer isto é comprando seu outro jogo, Orbitron: Revolution no site GamersGate, Indievania ou Impulse.

Um comentário

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.