River Raid


River Raid

Olá, leitor do blog Viciogame. Participei do campeonato que aconteceu ano passado, lá no Shopping Ideal, e entrei em contato com os organizadores para saber se um outro evento desses vai acontecer. A resposta é sim, vai acontecer, então vamos ficar ligados, em breve teremos notícias. Também recebi a honra de ser convidado a escrever no blog sobre jogos, consoles, curiosidades em geral, enfim, tudo o que tiver relação com videogames. Vou começar escrevendo sobre River Raid, um clássico lançado em 1982, e que até hoje se mantém vivo na memória dos gamers da velha guarda.

Numa época onde videogames faturam mais do que a indústria do cinema, e que por muitas vezes o foco é o realismo ao invés da jogabilidade e criatividade, como é que um jogo como River Raid ainda desperta tanto interesse e saudosismo em jogadores de diversas gerações? Acredito que a resposta seja que, embora realismo seja legal, ele não é elemento primordial em um jogo. O objetivo em River Raid é abater ou desviar de navios, helicópteros e aviões inimigo e ainda manter o seu avião abastecido, passando por “postos de gasolina”. É um jogo bem desafiador, quanto mais você avança, mais difícil fica o trajeto, cheio de inimigos e obstáculos intransponíveis.

A programadora Carol Shaw foi a responsável pela criação do jogo, e ela teve que ter muita criatividade para desenvolver um jogo de certa forma complexo (o cenário era criado aleatoriamente, gráficos acima da média para a época, excelente jogabilidade) para um sistema tão limitado, o Atari 2600. Imagine o trabalho que foi ter que desenvolver um jogo para um sistema com apenas 128 bytes de memória RAM e menos de 2 MHz de processador.

Carol Shaw. Carinha de nerd típica dos programadores da época :p

Para quem não possui um Atari funcionando em casa, felizmente existem emuladores onde você pode recordar os bons momentos e jogar esse clássico no PC. Caso você seja da nova geração de gamers, experimente jogar um pouco e veja que jogos com gráficos simples e jogabilidade simplificada podem ser divertidos. River Raid é uma boa pedida pra quem tá a fim de dar uns tiros para abater inimigos, sem muita enrolação.

Anúncios
por andropovbr Postado em Games

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s