A História do jogo Star Fox 2 (que nunca foi lançado…)


http://www.viciogame.com.br

Embora Star Fox 2 jamais tenha sido lançado oficialmente, serviu de base e influência para as versões posteriores. Neste breve artigo, abordaremos alguns detalhes importantes como história, jogabilidade, versões beta e razões para o cancelamento. Os fatos são obtidos pelos protótipos vazados, a conclusão fica por sua conta. Boa leitura!

http://www.viciogame.com.br

Visão Geral

http://www.viciogame.com.br

Novos personagens: Miyu (lince) e Faye (cão)

Depois do sucesso alcançado pelo Star Fox original, a Nintendo continuou sua busca por inovação para o aprimoramento de seu chip Super FX, tecnologia pioneira que em 1993 tornou possível a criação do jogo. Jogos como Vortex e Stunt Race FX já receberam uma versão melhorada do chip, mas sem mudanças significativas na tecnologia aplicada. Assim o mercado seguiu até que a Nintendo juntamente com a equipe Super FX Team desenvolvessem o chip Super FX 2, capaz de renderizar aproximadamente 1.000 polígonos por segundo sobre uma considerável distância dos objetos. Esta tecnologia seria utilizada em um jogo que tivesse potencial de mudar a maneira como os jogos de nave eram feitos até então. Este jogo era Star Fox 2.

http://www.viciogame.com.br

História

http://www.viciogame.com.br

Textura aplicada em polígonos

Depois da derrota de Andross no planeta Venom, ele tratou de arrumar uma maneira de fugir com vida. O estado de paz em Lylat System não dura muito. Andross, raivoso por conta de sua temporária derrota, planejou um novo exército para mais uma invasão. Um exército formado por criaturas engenhosamente criadas bio-geneticamente para combates e carregamentos, além de quatro pilotos mercenários que completam o time. Andross não perde tempo e esquematiza uma invasão que abrange todos os planetas de Lylat System. Um por um, os planetas vão cedendo o controle ao inimigo. Até que chega a vez de conquistar Corneria, e durante o caus, Fox McCloud no comando da equipe Star Fox decide contra-atacar com novas naves, armas e aliados.

http://www.viciogame.com.br

Jogabilidade

http://www.viciogame.com.br

Star Fox 2 apresenta uma drástica diferença na jogabilidade se comparado à versão original. Além de ter três níveis de dificuldade, o jogo segue um estilo não linear que permite seguir o caminho que achar melhor em algumas missões. Uma outra mudança que merece destaque é a combinação de vários estilos de jogos em um só. Star Fox 2 tem foco no jogo de nave espacial em 3D, mas também possui sua pitada de estratégia em tempo real. Para navegar de uma missão para outra o jogador precisa guiar suas naves por áreas que podem conter combatentes inimigos, mísseis e planetas inóspitos. Acontecem muitos confrontos com chefões, mas não precisam necessariamente ser no final de cada fase, como de costume. Estes confrontos são independentes das missões, e perseguem sua nave pelo mapa onde quer que você esteja indo.

Personagens gigantescos em animações suaves

Outro fascinante aspecto de Star Fox 2 é seu sistema de relógio em tempo real. Antes do jogador escolher para onde vai se mover (finalizando o movimento usando o mapa), o tempo permanece parado. Porém, se o jogador realiza um movimento ou está com uma missão em andamento, o relógio começa a correr o tempo. Enquanto o jogador está numa batalha, qualquer coisa pode acontecer no mapa e em Corneria. Quando o jogo é pausado, uma pequena versão do mapa mostra na tela as atualizações dinamicamente para dar ao jogador a chance de ver se Corneria está correndo perigo ou não. Pode ter casos onde Corneria será atacada por um dos exércitos de Andross. Quando isto acontecer, Corneria vai acumulando danos que são exibidos em formato de porcentagem. Se esta porcentagem chegar a 100% significa que Andross foi bem sucedido na conquista e o jogo acaba imediatamente.

O sistema de batalhas é similar à versão original. Mais do que voar pelas missões lineares, o jogador possui movimentação livre em 360º com grande índice de manobrabilidade de sua nave em mapas que possuem limitações de extremidades indicadas no mapa localizado no canto superior direito da tela. Outra característica notável pertence às informações visuais ao piloto, que inclui um contador de inimigos, status do escudo, quantidade de turbo, pontuação, relógio e arma especial. As batalhas consistem em três tipos de ataque: tiros laser, especiais e tiro carregado. O jogador pode, enquanto segura o botão de tiro pressionado, travar a mira e soltar um tiro laser mais forte, causando sérios danos ao inimigo. Administrar os turbos já não é mais tão importante nesta versão, mas as manobras giratórias ainda são eficazes para escapar de ataques inimigos.

Interlúdios cinematográficos entre as fases

Star Fox 2 adiciona dois novos personagens, e consequentemente dois novos conceitos de pilotagem em diferentes tipos de naves. Miyu (um lince) e Faye (um cão da raça Poodle), ambos fazem parte do time Star Fox e são da elite de pilotos da classe Light Fighter, considerados incrivelmente rápidos, mas de baixa resistência e de escasso poder de fogo. Peppy Hare e Slippy Toad retornam como pilotos da classe Heavy Bomber, com grande poder de fogo e muito resistentes, mas com velocidade e capacidade de manobras extremamente baixa. Fox McCloud e Falco Lombardi são os pilotos da classe Arwing Fighter, que são medianos em todos os quesitos. O Great Fox, uma espécie de nave mãe, possui grande poder de fogo, mas não pode ser pilotado pelo jogador.

Enquanto estiver em uma missão para libertar o planeta, em alguns momentos você pode achar necessário transformar sua nave em um robô bípede. Este novo meio de transporte pode percorrer a fase e seguir em frente contando com a cobertura dos aliados.

http://www.viciogame.com.br

As versões Beta

http://www.viciogame.com.br

Belas explosões e ótimos efeitos especiais

Star Fox 2, assim como muitos outros jogos antes dele, foi submetido a vários testes. Este jogo teve dois estágios marcantes durante sua produção.

A primeira versão Beta tinha menus desajeitados que indicavam ser, de fato, apenas um teste. Nesta versão o foco principal é na correção de alguns erros e partidas para dois jogadores simultâneos. Nele estão muitos sons diferentes e menus para execução de vários testes de vídeo e som. Contudo, a verdadeira pérola desta versão é a competição multi-player. Dois jogadores podem escolher um dos vários personagens, uma fase e partir para a batalha. Na tela é exibido um mini mapa que mostra o local das edificações, inimigos e itens para cumprir as missões. Mísseis são usados no lugar das bombas especiais, e a utilização descontrolada de turbos pode causar danos à nave. A movimentação livre de 360º traz um novo instrumento ao jogo: um altímetro no lado esquerdo da tela que detalha mínimas movimentações verticais. Este modo inclui comportamentos inesperadas como travamentos e erros variados.

O segundo Beta faz muito mais que o primeiro, com foco nos vôos e movimentação livre em 360º, mas com total remoção da opção para dois jogadores simultâneos. Esta versão aborda um aspecto totalmente novo de Sta Fox 2: um jogo exclusivamente para o modo “campanha”. Ao invés de seguir uma rota específica para a missão, agora é possível seguir um estilo não linear e acompanhar uma estrutura bem mais complexa de entrar e sair das fases. O aspecto principal desta versão é seguir uma história com muitos personagens novos e antigos.

http://www.viciogame.com.br

Razões para o cancelamento

http://www.viciogame.com.br

Com o cancelamento do jogo, Pigma Dengar apareceu oficialmente apenas no Nintendo 64

Aqui estão algumas razões, ou teorias, para o cancelamento de Star Fox 2. Independentemente do motivo que levou ao cancelamento, a verdade é que ele estava praticamente pronto quando foi abortado. Quase todos os erros foram removidos e já estava polido o suficiente para o lançamento.

Uma das teorias diz que o jogo foi cancelado para aproveitar seu sucesso no projeto Ultra 64, novo console que viria a se chamar Nintendo 64. Isso tudo aconteceu em 1995, justamente um ano antes do lançamento do novo videogame em território americano. O Star Fox 2 poderia encalhar nas prateleiras ao ser comparado com os jogos 3D vistos no Nintendo 64. Outra teoria sugere que Star Fox 2 foi cancelado porque a Nintendo estava com uma proposta totalmente nova para a geração que estava por vir. Ambas as teses são realistas tendo-se em vista o aproveitamento dos elementos de Star Fox 2, como jogabilidade e história, em Star Fox 64. De qualquer maneira, nada foi comprovado e a Nintendo nunca veio a público explicar tal cancelamento.

http://www.viciogame.com.br

Anúncios

Um comentário em “A História do jogo Star Fox 2 (que nunca foi lançado…)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s