Cheetah Men 2 para Nintendo: o lixo que virou luxo


Cheetah Men 2 é um jogo interessante por muitas razões. Primeiramente, ele é o jogo de Nintendo com o maior número de cópias ainda seladas no mercado.

Em 1993 este era um título ainda desconhecido… até que Mike Etler começou a vender em sua loja, a Videogame Connections.

O jogo foi desenvolvido pela Active Enterprises, famosa pelo seu cartucho Action 52 lançado para o Nintendo e Mega Drive. Trata-se de uma coletânea de 52 jogos em apenas um cartucho. Dentre os vários mini-games disponíveis, a primeira versão de Cheetah Men era o menos pior. Mesmo que não entendamos tal estímulo, a empresa resolveu investir numa sequencia para este título.

Antes da Active Enterprises fechar as portas, ela conseguiu finalizar Cheetah Men 2 e enviar os chips para que a empresa GTI finalizasse a fabricação com os cases de plástico. Esta fabricante finalizou 1.000 cartuchos, mas ainda tinham um grande lote de cartuchos Action 52 sobrando.

Portanto, para manter os baixos custos de produção, o material plástico que envolvia Action 52 foi usado para receber o chip de Cheetah Men 2. Como os invólucros já tinham os adesivos colados com a estampa do antigo jogo, foi necessário fazer um adesivo dourado e colocar na parte traseira do cartucho que informava ser a segunda versão do jogo. A pressa foi tanta que acabaram escrevendo errado o nome que aparecia no adesivo: Cheetamen II.

Passando por maus bocados, e já no meio da fabricação, a Active Enterprises percebe que não tem dinheiro para bancar a continuidade na produção. Sendo assim, tudo foi armazenado em um depósito da fabricante.

Por volta de 1997, Mike Etler decidiu comprar estas cópias à preço de banana. Hoje um exemplar lacrado pode custar uma fortuna no eBay por se tratar de algo extremamente raro.

O jogo é muito ruim, exceto por algumas músicas e introdução bacaninha (a primeira versão tem até voz digitalizada no nes). Ele é totalmente dispensável e acaba cansando ainda na primeira fase. Mas para os colecionadores, este é uma joia valiosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s