Vib Ribbon: o jogo mais psicodélico do PlayStation


Em 1996 a empresa NanaOn-Sha popularizou em todo o mundo um novo gênero de jogos, o “rhythm-action”. O mercado foi impulsionado com os títulos Parappa the Rapper neste ano, e com Um Jammer Lammy três anos depois. Eis que também em 1999 é lançado Vib Ribbon.

Foi desenhado por Masaya Matsuura com um aspecto muito distinto, usando apenas linhas vetoriais. Este visual permanece por todo o jogo, incluindo menus. A aventura demonstra um apelo infantil, com linhas que parecem rabiscos inexperientes e personagem de voz com gás hélio. Porém, as animações, sons e imersão neste mundo tão estranho, proporcionam uma experiência inédita e divertida para pessoas de qualquer idade.

A simplicidade no design se repete no que diz respeito à jogabilidade, usando apenas quatro botões do controle o jogador precisa guiar Vibri ao longo de uma linha com obstáculos. Estranhamente os quatro botões utilizados são L, R, X e seta para baixo, representando a ação necessária para passar pelos cubos, loopings, zigzags e buracos, respectivamente.

O jogo se torna mais complexo quando os obstáculos são combinados ou contém loopings, obrigando o jogador a pressionar vários botões simultaneamente. Estes obstáculos podem aparecer em diferentes velocidades e atravessarem uns aos outros. O desafio se eleva ainda mais ao errar os obstáculos, o que faz desestabilizar a linha por onde você está passando, gerando uma oscilação que dificulta o cálculo dos próximos movimentos. Os erros ainda comprometem a aparência de nosso herói, transformando-o em um sapo ou em um mísero inseto. Jogando bem você ganha pontos (representados por símbolos abstratos que giram no topo da tela), e vai permitir que Vibri volte à forma de coelho ou até mesmo virar um singelo anjo.

O ponto crucial dos jogos “rhythm-action” é a qualidade de suas músicas. Em Vib Ribbon isso não se torna um problema, uma vez que o jogador pode colocar qualquer CD de música para servir de áudio durante as partidas, assim como acontece no primeiro jogo da série Ridge Racer, também para PlayStation.

Veja no vídeo abaixo o jogo em ação e prepare-se para algo que você nunca viu na vida:

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s