Atari e sua falência estratégica


A Atari luta para sobreviver, e para isso precisa urgentemente separar-se de seu lado ruim: a matriz francesa Atari SA (antiga Infogrames).

Esta companhia que a comanda não dá lucro desde 1999, diferente do “braço” americano da empresa.

Isto não significa que não ouviremos mais falar nela. Muito pelo contrário, estão procurando financiamentos milionários para licenciar seus títulos em plataformas atuais.

Trata-se de uma ação estratégica para o mercado americano, que deve ser encarada mais como uma separação que um velório.

Não tem como falar sobre a história dos videogames e não entrar no assunto Atari. Introduziu muita gente neste mundo do entretenimento eletrônico, movimentou o mercado e influencia designers até os dias atuais.

A empresa já não é mais a mesma que conhecemos nos anos 80, muito menos dependente apenas de seu famoso e aclamado console Atari 2600, mas sua marca sempre valeu e será eternamente valiosa no mercado.

Torcemos pela perpetuação da empresa e que seu legado continue rendendo bons frutos.

A título de curiosidade, um curtíssimo resumo da história:

  • Em 1971 Nolan Bushnell e Ted Dabney entraram para o mundo dos games projetando o primeiro fliperama da história, chamado Computer Space e vendendo para a empresa Nutting Associates.
  • Em 1972 criaram a empresa Syzygy, mas com já tinha uma construtora utilizando a marca, felizmente foi preciso renomeá-la. Daí surge a ideia do nome Atari, que equivale ao termo “Cheque Mate” em um jogo de tabuleiro japonês. A marca que lembra um “A” representa, na verdade, o Monte Fuji.
  • Depois de inundar e influenciar o mercado com algumas variações de Pong, em 1977 lançaram nosso velho e querido videogame Atari 2600.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s