Com 30 anos de atraso, jogo E.T. do Atari recebe uma “correção”


Você já deve ter ouvido falar que E.T. The Extra-Terrestrial, lançado em 1982 para Atari 2600, é um dos jogos mais odiados da história dos videogames. Há quem o defenda ferozmente, jurando que trata-se de um bom jogo, mas com problemas de programação.

Talvez seja uma injustiça com Howard Scott Warshaw e Jerome Domurat (responsáveis pela programação e gráficos, respectivamente), que correram para cumprir a agenda e aproveitar a fama do filme de Steven Spielberg.

O objetivo aqui não é explicar ou entrar no mérito do tempo disponível, o crash que houve no mercado ou falar sobre cartuchos enterrados no deserto, mas sim mostrar a possibilidade de tornar o jogo mais atraente. Pensando nisto, David Richardson fez por conta própria um tutorial que ensina a reescrever as partes mais críticas. Nos dias atuais podemos encarar como um patch que cada pessoa tem a oportunidade de aplicar manualmente no arquivo.

Por que as pessoas odeiam tanto o jogo E.T.?

Quando foi lançado, estava bem à frente de seu tempo. Ele foi pioneiro em vários conceitos que serviram de exemplo para muitos títulos lançados posteriormente. Novidades para 1982:

  • Tela de título.
  • Mundo aberto com jogabilidade focada na exploração.
  • Não tem qualquer tipo de violência.
  • Além de metas a serem cumpridas, você pode realmente terminar o jogo.
  • Várias maneiras de completar os objetivos.
  • Além de ter um fim, ainda congratula o jogador com cenas de animação.
  • Metas opcionais (quests secundárias).

Enquanto ostentava inúmeros recursos, os jogadores de 1982 pareciam não estar preparados para tantas mudanças. Você realmente precisa ler o manual para entender o jogo e como jogá-lo. Para crianças que querem ligar e jogar direto, torna-se algo bem estranho.

Claro que isto não explica tamanha rejeição até os dias atuais. Então aqui estão elencados alguns detalhes que podem contribuir com o fato:

  • O jogo parece extremamente complexo. Isto não é um problema real. Uma vez que você aprende a jogar, torna-se bem simples. Para aprender, você pode ler o manual:

Ou assistir um vídeo:

  • O jogo, de fato, é incrivelmente difícil. Os novatos terão problema mesmo no modo 3, que é o mais fácil.
  • Você pode perder muito tempo acidentalmente caindo em poços, fazendo qualquer um perder a paciência.
  • O E.T. é decepcionantemente verde.

Por que as pessoas caem acidentalmente nos poços?

O mito: muitos jogadores culpam a detecção de colisão. Isto definitivamente não é verdade. A detecção de colisão no jogo é perfeita! Não há as famosas “bounding boxes” que encontramos nos jogos modernos. A detecção de colisão acontece a nível de pixels. Pode parecer bom e detalhista, mas traz um comportamento nada realista, fazendo você cair na armadilha quando sequer um pixel seja sobreposto.

O problema atual: ninguém quer uma detecção de colisão perfeita, pixel a pixel.

O motivo para as pessoas facilmente caírem nos poços é que elas não esperam algo errado ao transpassar a cabeça do personagem se ele ainda está com os pés em terra firme. Uma questão de perspectiva que qualquer criança entende instintivamente, e por ela é traída.

Segundo Richardson, basta abrir a rom original do jogo (caso ainda não tenha, que pode baixar neste link: http://goo.gl/IktjE) em seu programa de edição hexadecimal preferido (software que permite a edição de arquivos binários) e fazer as seguintes modificações:

 17FA: FE FC F8 F8 F8
 1DE8: 04
 0707: A4 F8
 071B: A4 F8
 0685: A4 F8
 0FEF: AD 82 02 29 08 4C 4E BB
 0B4D: 60 4A 4A 4A 49 01 85 F8
 04F0: A5 81 29 1E
 002A: 4C F6 BB
 0BF6: A5 9C 69 07 85 F6 4C AB BC
 1013: 05 D9 65 E3 65 F6 85 8B 4C 4B F0
 101E: 08 E4 8B D0 06 24 13 70 02 85 2C E4 9E 08 E8
 102D: A4 86 8A
 1034: 85 02 84 1C
 1060: A5 87 85 1B A5 88 85 06 8A A8 B1 BA 85 0E B1 BC
 1070: 85 0F E4 9F 4C 1E F0
 18F3: 2E F0
 0B40: A9 EF
 07ED: E9 04
 0BA5: 22
 0D54: 4A
 0D6C: 01
 07BD: 4C D9 BA
 058E: 85 F4 A5 DD 85 F5 65 F4 85 DD 69 10 EA EA
 1382: 4C 9D F3
 1395: A9 99 85 D3 85 D4 D0 09 A5 F8 D0 02 AA A8
 13BD: A9 01 05 DE 85 DE A2 07 A0 70 20 41 F3 EA
 1341: A5 D2 C9 0A F0 08 E9 10 85 D2 A2 04 A0 90 A5 DD
 1351: F8 4C E9 F7
 17E9: C9 1F 90 0A 8A 09 10 AA A5 D3 E9 07 85 D3 D8 60
 13FD: A9 99 85 D3 85 D4 A9 00 85 F4 85 E3
 147A: A9 00 85 DD 85 D9 85 94 A5 29 C5 DC B0 02 A5 DC
 148A: 4C A5 F4
 139D: EA EA EA EA EA EA
 148A: A5 F4 C5 F5 D0 0C C9 03 D0 08 A9 AA 85 D2 85 D3
 149A: 85 D4 4C A5 F4 EA EA EA
 0471: E0 05
 02ED: 29 01 F0 09

Se você não tem o programa instalado, conhecimento suficiente ou a paciência necessária, pode baixar o jogo prontinho (devidamente corrigido) neste link: http://goo.gl/vWaL2

Com a versão modificada da rom, a detecção de colisão não será apenas baseada nos pixels do E.T., mas sim onde o personagem parece estar pisando. Neste caso, apenas os pés dele são detectados. A jogabilidade vai fluir naturalmente e só cairão nos poços os mais desatentos. O jogo mostrou-se muito mais interessante com as alterações, que ainda acertam a cor do personagem, os níveis de dificuldade, corrigem erros graves e adiciona opções extras.

Na próxima vez que alguém falar que “E.T. é um dos piores jogos já feitos”, você vai poder ajudar na defesa deste grande clássico com um melhor embasamento e conhecimento de causa.

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