Conheça Flicky, o coadjuvante mais famoso da Sega


Flicky é um jogo da Sega criado por Yoji Ishii, lançado em 1984 nos fliperamas e para o console SG-1000, predecessor do Master System.

Em seguida, foi portado para o MSX e alguns computadores japoneses, como o Sharp X1, o Fujitsu FM-7 e o NEC PC-8801. Finalmente, em 1991, foi a vez do Mega Drive receber sua versão e deslanchar a franquia para diversas plataformas.

No jogo você controla Flicky, uma ave azul que parece não ter fôlego para voar por muito tempo, e precisa salvar pequenos filhotes das garras de inimigos malvados, guiando-os até a saída.

O jogador precisa evitar cruzar com o gato Tiger e a iguana Iggy. Ambos tem suas habilidades, como saltos e escaladas, respectivamente.

A Sega sempre dá um espacinho para ele, principalmente nos jogos da série Sonic. Depois de lançar seu próprio título, caiu na simpatia do público e tornou-se uma celebridade com renovação de contrato constante. Participações especiais, e a consequente fama, instituíram ao termo “Flicky” o rótulo de espécie, e não apenas o nome do personagem.w w w . v i c i o g a m e . c o m . b r

Originalmente seria chamado de Flippy, mas foi alterado devido a direitos autorais já pertencentes a outra empresa. Veja o antigo folheto original (simples, divertido, atraente, criativo e intuitivo) que resume tudo o que acontece no jogo:

Ele é representado de várias maneiras, utilizando diferentes acessórios, penteados e roupas. Até sua aparência é modificada para adequar-se a cada situação, que vai desde o estilo cartoon até a caracterização de um animal mais realista.

Abaixo elencamos algumas das principais participações.

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Teddy Boy Blues (Arcade – 1985)

Participação relativamente injusta, servindo de alvo na fase bônus.

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SDI – Strategic Defense Initiative (Arcade – 1987)

Além de embelezar a contagem de pontos, em alguns momentos aparece na parte jogável com seus filhotes como se fosse uma nave segmentada.

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Flash Point (Arcade – 1989)

A Sega acredita tanto na simpatia do personagem, que foi um dos escolhidos para desejar Good Luck!

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Super Monaco GP (Arcade – 1989)

Dentre outras referências, a mais notável é a faixa nada sutil que aparece logo no começo, atravessada de um lado a outro da pista em letras garrafais. Outra aparição ocorre na tela de Game Over.

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Bloxeed (Arcade – 1990)

Aqui ele aparece para dar uma ajudinha, trazendo blocos extras. Uma bela participação ativa e muito bem-vinda para quem joga.

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No Mega Drive podemos encontrá-los em vários jogos. Estão sempre sendo aprisionados pelo Dr. Eggman em suas experiências com “baterias orgânicas” para seu exército robótico.

O objetivo de Sonic é libertá-los ao derrotar inimigos ou ao destruir a capsula que normalmente aparece depois de enfrentar cada chefão:

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Sonic The Hedgehog (Mega Drive – 1991)

Repare que por 5 versões seguidas nosso astro aparece de forma passiva, como um mero figurante (para quem não quer se aprofundar na história).

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Sonic The Hedgehog 2 (Mega Drive – 1992)

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Sonic the Hedgehog CD (Mega CD – 1993)

Além de aparecer vagando pelo cenário, neste jogo Flicky é salvo de maneira diferente das anteriores: depois que Sonic destrói os projetores que exibem o holograma de Metal Sonic.

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Sonic The Hedgehog 3 (Mega Drive – 1994)

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Sonic & Knuckles (Mega Drive – 1994)

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Sonic 3 & Knuckles (Mega Drive – 1994)

Para quem ainda não sabe, Sonic & Knuckles é um cartucho com uma abertura na parte superior (tecnologia denominada Lock-on) que permite acoplar os três primeiros jogos da série (alternadamente, obviamente), funcionando como expansão para eles. Neste jogo os Flickies são vistos de outra forma (além da tradicional): quando usando Tails, é possível passar por uma transformação onde quatro Flickies o acompanham e atacam todos os inimigos que aparecerem na tela. Trata-se de um reconhecimento ao personagem, que aqui ganhou um papel mais importante na trama, interferindo até na jogabilidade.

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Tails Adventures (Game Gear – 1995)

No jogo para Game Gear, a fase Poloy Forest mostra ser habitada pelas aves durante a animação de abertura.

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Sonic 3D Blast (Mega Drive – 1996)

Não é a toa que este jogo chama-se Sonic 3D: Flickies’ Island no mercado europeu e japonês. Como o título sugere, Flicky foi o foco central aqui. No jogo, uma espécie interdimensional do animal vive em uma ilha. Entretanto, foram “robotizados” por Dr. Robotnik, precisando da ajuda de Sonic.

Além da versão original azul, outras espécies também aparecem em cores variadas, incluindo vermelho, rosa e verde.

Quando são salvos, passam a seguir Sonic, exatamente como acontecia no jogo de 1984. Vários outros detalhes fazem referência ao título original.

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Sonic Jam (Saturn – 1997)

Esta é uma coletânea com boa parte das versões anteriores de Sonic. Porém, há um título exclusivo, chamado Sonic World, que demonstra uma gama ainda maior de Frickies, incluindo azul, vermelho, laranja, roxo e verde sobrevoando livremente pelo cenário 3D.

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Sonic R (Saturn – 1997)

Um bando gigantesco e sortido de Flickies sobrevoa a fase Resort Island durante a largada.

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Sonic Adventure (Dreamcast – 1998)

A personagem Amy aparece esporadicamente na companhia de Flicky: por vezes para ajudá-los, e em outros momentos pedindo ajuda para Sonic.

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Shenmue (Dreamcast – 1999)

Como todo bom RPG de mundo aberto, aqui vemos propagandas dispostas de maneira similar àquelas que encontramos na vida real. Os pôsteres aparecem colados nas paredes da casa de fliperama. Aliás, esta obra prima merece uma contemplação calma e detalhada de cada pixel de seus cenários. Fazendo isso, você não perde tempo, você ganha uma aula de game design.

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Sonic Pocket Adventure (Neo Geo Pocket Color – 1999)

Mesmo levando-se em conta as limitações técnicas do hardware, parecem ter economizado sprites para representar a avezinha neste console.

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Sonic Advance (Game Boy Advance – 2001)

No Game Boy Advance o personagem deixa de lado seu aspecto caricato e demonstra uma aparência de ave mais realista.

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Gunstar Super Heroes (Game Boy Advance – 2005)

A melhor homenagem não veio da série Sonic, mas da franquia Gunstar Heroes. Nesta versão fizeram questão de colocar uma fase que, mesmo com um ar futurista, remete claramente ao Flicky de 1984, incluindo a aparência dos filhotes e o objetivo da missão.

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Sonic Rush (Nintendo DS – 2005)

O jogo tem ênfase na velocidade “turbinada” de Sonic, o que torna a presença dos Flickies algo quase subliminar.

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Mario & Sonic at the Olympic Winter Games (Wii – 2009)

Franquias que foram concorrentes por vários anos unem forças para investir num mesmo jogo. Inicialmente pode soar como bizarrice imaginarmos o Flicky “sentado” ao lado do Goomba, mas veja bem: pássaros e cogumelos fazem parte da natureza.

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Além de jogos, outros produtos da série Sonic tiraram proveito do carisma que o personagem traz:

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Sonic the Comic

Revista britânica de história em quadrinhos publicada de 1993 a 2002 pela editora Egmont (inicialmente chamada Fleetway).

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Sonic the Hedgehog (Archie Comics)

Mais uma revista em quadrinhos, desta vez publicada pela americana Archie Comics, divulga as aventuras de Sonic no planeta Mobius. O formato clássico é impresso desde 1992, ganhando o título de “revista em quadrinhos baseado em personagem de videogame mais duradoura da história”, eternizado no livro Guinness World Records.

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Desenho animado

Sonic The Poster Mag era uma publicação impressa lançada especialmente para promover a revista Sonic the Comic.

Uma das edições previa a transmissão no Reino Unido dos desenhos animados da série Sonic, incluindo uma imagem com os personagens da equipe denominada “The Freedom Team”.

Quem acompanhou a série nota que este realmente é um protótipo, e tudo saiu bem diferente na versão final do desenho animado.

Segundo Nigel Kitching, que trabalhava na Sonic the Comic, esta é apenas uma arte conceitual americana que a Fleetway tinha em mãos no momento, e nem se importaram com o conteúdo na época da publicação.

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Se olharmos friamente, como uma carreira artística, Flicky começou como protagonista, depois coadjuvante e, na maioria das vezes, atuou como figurante. Não é uma cronologia dos sonhos de qualquer artista, mas para um personagem que sobrevive no mercado por tanto tempo ao lado de nomes de peso como Mario e Sonic, devemos reconhecer seu talento e merece todo o nosso respeito.

2 comentários

  1. Muito legal o post, os cameos do Flicky principalmente nos jogos do Sonic.
    Entre no meu blog “Eliquique, o Mundo das Ilusões”, lá eu falo de alguns jogos (geralmente eu falo sobre artigos da Disney).

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