Dicas para identificar falsos jogos lacrados


Este artigo é voltado, principalmente, para colecionadores que dão bastante valor ao fato dos jogos estarem lacrados.

O mercado está repleto de falsificações, não necessariamente com relação ao produto que se compra, mas sim ao que diz respeito às embalagens. Este “pequeno” detalhe pode aumentar consideravelmente o preço a ser pago, chegando a dobrar ou triplicar o valor e até mesmo chegar a valores estratosféricos.

A princípio, um jogo lacrado é basicamente aquele revestido sob medida com um plástico. De certa maneira esta correto, mas é importante ficar atendo a mais alguns detalhes que podem fazer a diferença para não comprar “gato por lebre” na hora de completar sua coleção.

Algumas dicas importantes para os jogos de Nintendo:

Primeiro de tudo, 95% dos jogos de Nintendo tem uma emenda de cada lado, e uma outra que percorre horizontalmente pela traseira da caixa. Esta marca é também chamada de “linha H”. Sempre começa exatamente na metade da embalagem. A caixa tem 17,8 centímetros de altura, então a emenda precisa ter exatos 8,9 centímetros de cada lado. Se um jogo está com esta marca faltando, não é necessariamente falso, uma vez que muitos jogos lançados pela LJN/Acclaim foram selados com uma emenda vertical completa. As versões licenciadas de Pac-Man e Ms. Pac-Man lançadas pela Namco não apresentam qualquer marca na traseira. Adicionalmente, todos os jogos não licenciados (como da Tengen, Color Dreams, Camerica, Panesian etc) foram selados de várias formas distintas. Se você tem um jogo licenciado que não apresenta a marca horizontal, provavelmente não é autêntico.

A presença de tal marca não lhe garante e não prova uma selagem de fábrica. Hoje em dia já existem cópias no mercado, dificultando ainda mais sua identificação. Cheque o ponto correto da “linha H” perpendicular à emenda vertical. Se o jogo for legitimamente selado de fábrica, a emenda se mostra ligeiramente curvada para o lado. Se o jogo passou por uma falsa selagem, vai apresentar uma linha reta, em perfeito ângulo de 90º.

Por incrível que pareça, a imperfeição na emenda identifica o lacre original.

O único meio de dizer com certeza se um jogo foi falsamente selado é checar a dobra da aba superior. Tão logo ele é aberto pela primeira vez, uma linha branca será formada nesta área, facilmente identificável em caixas de cor escura. Quanto mais a caixa foi aberta e fechada, maior será o vestígio. Algumas vezes os vendedores chegam a pintar esta parte em um excelente trabalho, dificultando sua identificação. Chegue bem perto, sob luz forte, para reparar pequenas diferenças de coloração.

Dobras esbranquiçadas e com rachaduras denunciam o vendedor mal intencionado.

Cheque a alça plástica que serve para pendurar a caixa em expositores. Estes são no formato da letra “D”, medindo 5,08 centímetros de comprimento e 4,44 centímetros de altura. A parte que fica colada aparece ligeiramente descolorida, embora o restante seja, necessariamente, bem clara. Isto acontece por conta do tipo de plástico usado e sua idade.

Etiquetas de preço podem aparecer em jogos legitimamente selados, mas alguns revendedores também colocam suas etiquetas por cima. Se a etiqueta parece antiga e descolorida pelo tempo, pode ser um indício de legitimidade. Mas de onde vem esta etiqueta? Máquinas aplicadoras genéricas podem ser compradas facilmente, mas geralmente não compensa fazer uma reprodução perfeita das etiquetadoras industriais originais. Se um jogo tiver uma etiqueta provinda de algum grande varejista, como Toys R Us, Walmart etc, provavelmente é original de fábrica.

Dicas “relâmpago” para outros consoles:

  • Jogos de Mega Drive: selados somente com emendas no topo e na parte de baixo. As laterais são lisas porque os jogos são embalados em sacos tubulares.
  • Jogos em caixas de CDs são embalados em celofane dobrado e colado no topo e na parte de baixo.

Leve em consideração que apenas estas características não lhe dão a certeza absoluta para determinar a procedência dos jogos. Veja estes passos como o início do processo de avaliação para quem pretende ter itens genuinamente originais em sua coleção. Obviamente existem vários outros detalhes a serem absorvidos através da experiência no mercado e com astúcia na busca pelos produtos.

Procure por vendedores ou locais seguros, confiáveis, que respondam suas perguntas e que possuam referências. Desconfie de preços abaixo da média, pois jogos lacrados são, de fato, mais caros. Fique atento para sinais de envelhecimento (amarelamento, fragilidade, textura e cheiro) no plástico.

Caso você tenha identificado a compra de um produto falsamente selado, aconselhamos entrar em contato como o vendedor o mais rápido possível. A agilidade no contato e, principalmente, a argumentação baseada em fatos e dados garantem uma sincera renegociação com o vendedor.

Anúncios

Um comentário em “Dicas para identificar falsos jogos lacrados

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s