7 coisas que você não sabia sobre Pac-Man


Durante uma palestra em 2011, Toru Iwatani, o criador do Pac-Man, falou para a platéia alguns detalhes sobre o desenvolvimento de seu maior sucesso para os arcades de 1980.

Dentre outras informações, estão listadas aqui as 7 mais pertinentes:

1) Pac-Man foi desenvolvido para atrair mulheres às casas de fliperamas dos anos 80. Para conseguir isso, Toru Iwatani escolheu uma temática que acreditava ser preferência das mulheres: comer doces e/ou sobremesas.

w w w . v i c i o g a m e . c o m . b r

2) O criador do jogo definiu os fliperamas da época como um playground para garotos, sendo um local sujo e malcheiroso. Grande parte do sucesso com Pac-Man foi o fato de atrair garotas e casais para lá. Segundo ele, consequentemente melhorou o aspecto do local, tornando-o consideravelmente “mais limpo e brilhante”.

w w w . v i c i o g a m e . c o m . b r

3) Pac-Man remete à vontade de comer. Seu nome provém do termo japonês “paku-paku” (onomatopeia – o som de mastigar, comer ou abrir/fechar a boca). Além disso, as “bolinhas maiores” que o personagem come no jogo, remetem a “grandes biscoitos”.

w w w . v i c i o g a m e . c o m . b r

4) A animação do Pac-Man morrendo no jogo foi feito baseado em fogos de artifício.

w w w . v i c i o g a m e . c o m . b r

5) A chefe de Toru Iwatani não concordou com a ideia de fazer os fantasmas em cores variadas. Ela disse que as pessoas poderiam não saber se eles são bons ou maus, sugerindo que fossem todos vermelhos. Iwatani fez uma breve votação com o pessoal de seu escritório e, sem qualquer surpresa, sua ideia ganhou com 15 votos a favor (todos que ali estavam), resolvendo de vez esta questão.

w w w . v i c i o g a m e . c o m . b r

6) O tamanho total do jogo original era de 24 Kilobytes. Para ter uma ideia, é menos que a metade do tamanho da imagem que você vê logo acima (tamanho do arquivo JPG, não confunda com dimensões da imagem).

w w w . v i c i o g a m e . c o m . b r

7) Por último, mas não menos importante, quando perguntado sobre  o que achava do jogo Super Pac-Man (que ele mesmo criou em 1982), Toru Iwatani foi enfático: afirmou categoricamente que era chato e os personagens ficaram muito grandes.

w w w . v i c i o g a m e . c o m . b r

Você tem duas opções para matar a saudade do jogo.

Assistindo os vídeos abaixo, com a versão de Arcade e Atari, respectivamente:

Ou comprando o cartucho em nossa loja virtual: http://www.viciogame.com.br/loja

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s