12 coisas que você não sabia sobre Super Mario Bros


Depois de ler este artigo você vai ver que não era tão bom quanto pensava quando ainda era um jovem viciado no jogo Super Mario Bros do “Nintendinho”. Você pode ter zerado o jogo várias vezes sem morrer, mas com certeza muita coisa passou desapercebida.

Os Bowsers que você enfrenta nos 7 primeiros castelos são, na verdade, apenas inimigos comuns disfarçados. Os “False Bowsers” podem ser desmascarados com a fireball.

Seja por limitações técnicas ou pura preguiça dos designers, as nuvens e arbustos que aparecem nos cenários são exatamente as mesmas imagens, mas em cores diferentes.

Ninguém sabe, com certeza, quando o jogo foi lançado na América do Norte.

O inimigo Hammer Bro perde a paciência com muita facilidade. Depois de um tempo sem acertar Mario, ele começa a persegui-lo.

Uma edição especial de Super Mario Bros, intitulada “All Night Nippon Super Mario Bros” foi lançada somente no Japão. É idêntico ao “Super Mario Bros The Lost Levels”, mas substitui os inimigos por celebridades japonesas. Foi inspirado em um popular programa de rádio chamado “All Night Nippon”, e utilizado por eles como premiação em uma promoção.

Em algumas fases, especialmente no mundo 3-3, você pode pular por cima da bandeira que encerra a fase, permitindo andar infinitamente para a direita.

O mundo 0-1, também chamado de “Minus World” faz Mario visitar uma fase secreta que, teoricamente, antecede o mundo 1. É um glitch (falha na programação que traz comportamentos inesperados ao jogo) bem famoso dentre os entusiastas, mas poucos sabem que há mais duas fases subsequentes.  Para acessá-las você precisa inserir uma bandeira no final da fase utilizando um editor. O mundo 0-2 é basicamente composto por água. O mundo 0-3 possui teto de tijolos quebráveis. O mundo 0-4 é uma fase que não existe, então é exibida apenas uma tela preta.

A versão para “Famicom Disk System” também contém o mundo 0-1, mas com peculiaridades. Trata-se basicamente do mesmo mundo 1-3, mas submerso e com bizarrices como a princesa flutuante e inimigos sem cabeça. O mundo 0-2 é uma cópia exata do mundo 7-3. O mundo 0-3 é uma reprodução do mundo 4-4 com alguns incrementos, como inimigos flutuantes e cores diferentes. Depois de passar desta fase, o jogador é direcionado para a tela inicial (com a ativação do modo “Hard”), como se tivesse zerado o jogo.

Se você olhar bem de perto para a arte da caixa do jogo, vai notar que Mario está morrendo. Isso é triste, mas é verdade, basta reparar na lava que está logo abaixo dele e a parede que denuncia o salto mal sucedido.

Super Mario Bros foi originalmente planejado para ser um jogo de tiro. Segundo Shigeru Miyamoto, Mario poderia atingir os inimigos nas nuvens com as fireballs. Nota-se um resquício disso quando Mario pega a flor (Fire Flower) no jogo original.

O manual do jogo diz que os inimigos Koopas fazem uso de magia negra. Exatamente a mesma magia que criou os “False Bowsers”.

É possível acessar mais de 256 fases extras (cada uma incorpora partes de outras fases originais). Este truque pode ser feito de duas maneiras na versão japonesa:

1) Basta remover o cartucho com o aparelho ligado na tela de título e inserir o cartucho do jogo Tennis. Durante uma partida, remova o cartucho e recoloque o Super Mario Bros. Dê um reset no videogame e na tela de título mantenha pressionado o botão A e aperte Start. Cada vez que fizer o processo, será direcionado para uma fase diferente. Isto também pode ser feito na versão ocidental de Super Mario Bros, mas somente nos videogames de modelo NES-101.

2) O segundo método envolve o uso do Family Basic (cartucho e teclado que transformam o videogame em uma pequena estação de trabalho para programar na linguagem Family Basic).

Insira o código abaixo:

10 FOR I=&H7D3 TO &H7DC:POKE I,0:NEXT
20 POKE &H7FF,&HA5
30 INPUT "WORLD=";A
40 POKE &H7FD,A+255AND255

Pressione F8 para executar o programa. Preencha com o número da fase no campo “WORLD=?” e aperte “Enter”. Quando aparecer “OK” na tela, substitua o cartucho de programação pelo Super Mario Bros. Dê um reset no videogame e na tela de título mantenha pressionado o botão A e aperte Start.

Para quem curte emuladores e quer dar uma olhada nestas fases misteriosas, pode baixar uma versão alterada da rom neste link (para selecionar uma fase, aperte o botão A na tela de título).

Quem tem o console real também pode comprar o jogo em nossa loja virtual: http://www.viciogame.com.br/loja

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s