A criatividade de alguns designers nos faz pensar: o quão visualmente pequeno pode ser um jogo? Talvez este RPG seja o melhor exemplo de otimização de espaço. Com apenas 8 pixels de largura e altura, o site Tinyhack traz um novo conceito ao mercado: desenvolvimento minimalista de jogos.
É tão minúsculo que precisa ser ampliado para entendermos o que tem na tela. Mas acredite, Rob Beschizza fez um RPG digno do clássico jogo Adventure do Atari 2600, com direito a espada, escudo, barra de life, inimigos, casas etc. Claro que você precisa usar a imaginação em alguns momentos, mas isso faz parte da imersão nos jogos, desde os primórdios do entretenimento eletrônico.
Modesto, o autor diz não ter muita habilidade em programação, e acredita que pode ter dado o pontapé inicial para muita coisa boa que deve surgir das mãos talentosas de equipes especializadas. Tinyhack leva o jogador para uma nova aventura a cada atualização da página, exibindo um título e resumo da aventura em questão.
De fato, já podemos encontrar vários jogos na internet com este foco, inclusive disputando o título de “o menor jogo do mundo”, com resoluções cada vez menores. Tinyhack merece destaque pelo melhor aproveitamento da área útil. Talvez no futuro alguém faça algo melhor, mas resoluções menores tendem a demonstrar jogos proporcionalmente simplórios. É o caso do jogo “Smallest Game Ever”, que parece ser um dos recordistas com 2×2 pixels. Consiste em fugir com o bloco azul da perseguição implacável do bloco vermelho.
A título de curiosidade, você também pode acessar o site intitulado “Smallest Website in The World”, que inclui menu de navegação, blog e vários jogos rodando em resolução 18×18 pixels.
É hora de uma “pequena” diversão! Escolha um site e clique no link: