O jogo Snake vem da década de 70, mas obteve visibilidade mundial quando a Nokia o incorporou em seus indestrutíveis celulares a partir de 1998. Estamos desenterrando o assunto porque recentemente apareceu um herói que diz ter conseguido terminar o jogo.
A ideia surgiu com o jogo Blockade, lançado para fliperama em 1976. Depois o estilo foi adaptado de várias formas para consoles da Atari e computadores pessoais.
O jogador controla a cobra em uma área limitada, e precisa guiá-la para encontrar comida. Quanto mais a cobra come, maior ela fica, tornando cada vez mais difícil continuar a missão sem bater nas extremidades da tela ou em sua própria cauda.
E agora você, que se gabava por ser tão bom no jogo enquanto matava aula, finalmente vai saber como o jogo termina. Trata-se de uma simulação provinda da Rússia que demonstra passo a passo de como executar a jogada perfeita. Em tempo real, foram gastos 13 minutos e 17 segundos da vida dele nesta proeza. A cobra come exatamente 100 blocos, aumentando seu tamanho para 801 blocos (um a mais do que a tela suporta). Basta fazer o seguinte:
Há quem fique desapontado com o final, imaginando que poderia ter ficado horas jogando para receber apenas uma mensagem na tela. Mas não deveríamos esperar muito de um jogo tão simples. Eis o final tão esperado:
A mensagem diz: “E agora nós vamos mostrar a você um desenho animado. Conectando ao servidor… Sem conexão. Obrigado. Todo mundo livre para ir“. Vale pelo bom humor. Pelo menos não foi apenas um “Parabéns”…
Se você acha que precisa de paciência para jogar Snake, imagine fazer um Stop Motion com vários Cubos Mágicos:
O Google também tem sua homenagem ao clássico. Em alguns vídeos do YouTube (principalmente da categoria Games) é possível jogar Snake. Enquanto um vídeo estiver carregando, com o temido ícone girando no meio da tela, basta rapidamente clicar nele e pressionar seta para cima no seu teclado. Clique na imagem abaixo e faça um teste: