Por sua própria vontade, Carol Shaw não segue o esteriótipo da mulher americana.
Ela tinha pouco interesse por bonecas quando criança, preferindo brincar com os trenzinhos miniatura de seus irmãos. Na escola, ela tinha orgulho de se destacar em matemática e encontrou seu rumo no curso de ciências da computação, um campo de trabalho repleto de homens por volta de 1970.
Seu interesse por videogames é de longa data, quando jogava o primeiro fliperama da história, chamado Computer Space.
Algum tempo depois, Shaw conseguiu um emprego na Atari como programadora de jogos para o novo videogame Atari 2600. Ao sair da faculdade chegou a fazer entrevista em várias empresas, mas optou pela que julgou mais divertida, pois seria paga para jogar. Ela não sabia disso na época, mas tornou-se a primeira mulher do mundo a trabalhar profissionalmente com design de games, incluindo a criação de gráficos, programação e sons.
Shaw teve uma curta, mas produtiva, carreira no mundo dos videogames entre 1978 e 1984, envolvendo duas empresas importantes: Atari e Activision.
Durante o tempo que ficou na Activision, Carol Shaw criou River Raid, título universalmente reconhecido como uma obra-prima do game design para Atari 2600. Além deste, assina clássicos como 3D Tic-Tac-Toe, Othello e Super Breakout.
Por décadas, Shaw foi saindo de cena no mercado dos videogames. Agora, aos 56 anos, pretende aproximar-se novamente dos games, embora não procure atenção ou fama.
Um comentário