Cammy quase foi censurada em Super Street Fighter 2 para SNes


O ano era 1994, e com os jogos de luta em alta, o Super Nintendo precisava provar que ainda estava vivo e era capaz de fazer um bom trabalho ao receber clássicos parrudos dos fliperamas. Mas por pouco não aconteceu uma alteração, digamos que, grave… (e não foi por limitações técnicas).

Trata-se de uma matéria publicada na revista oficial da Nintendo em Junho de 1994. Desta vez a publicação exaltava o poder gráfico do aparelho da empresa, exibindo telas de como estava ficando o jogo Super Street Fighter 2. O título estava disponível apenas nos fliperamas, e foi lançado mais para concorrer com Mortal Kombat 2 do que para ser uma sequência da série, atualizando gráficos, animações e inserindo novos personagens.

Embora esta seja considerada uma versão Beta do jogo, faltava apenas um mês para sua estréia no console doméstico. Nota-se claramente que a roupa da personagem Cammy não condiz com a versão original dos fliperamas, nem com a versão que, de fato, chegou ao console.

Esta é a imagem que está intrigando fãs da série Street Fighter por todo o mundo:

O que esta simples imagem quer dizer, e por que tanto rebuliço? Quer dizer que a Capcom assumiu que a roupa (ou a falta dela) costumeira de Cammy é um pouco exagerada para os padrões éticos da Nintendo.

Esta reprodução mostra como deveria ser (e como ficou na versão final):

A empresa sempre foi famosa por censurar vários jogos, e não se sabe ao certo se a imagem foi manipulada pela própria Nintendo, ou se a Capcom estava receosa ao apresentar seu próprio produto (embora todos envolvidos já soubessem como eram os personagens que estavam nos fliperamas).

Mas isto prova algo muito mais importante: nesta época (talvez neste exato momento) a Nintendo repensou suas atitudes, e teve tempo suficiente para mostrar ao mundo que também acreditava em jogos mais maduros.

Claro que é exagero considerar esta alteração algo grave, ou até mesmo digno de discussão, uma vez que é comum haver modificações em cima da hora e, neste caso, nem sequer faria diferença na jogabilidade. Sendo assim, vale como registro da censura que a Nintendo impunha  na época (como no caso mais famoso do sangue em Mortal Kombat).

Dentre outras informações, ainda foram disponibilizadas estas telas:

Você (que entende tudo sobre a série Street Fighter), notou mais alguma diferença para a versão final?

Assista um pouco do gameplay de Super Street Fighter 2 para Super Nintendo:

Compre agora este jogo em nossa loja virtual: http://www.viciogame.com.br/loja

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s